APRAXIA DE FALA NA INFÂNCIA E FONOAUDIOLOGIA.

Por Lugar do Saber
A Apraxia de Fala na Infância é um distúrbio motor neurológico, que se manifesta pela dificuldade ou pela incapacidade de planejar e programar a sequência rápida de movimentos envolvidos na produção da fala.
Os articuladores como lábios, língua, palato mole (“céu da boca”), mandíbula, pregas vocais – e os músculos que movem estas estruturas – precisam ser ativados para se movimentarem na hora certa, na ordem certa, com a força adequada, para que as palavras sejam produzidas com precisão e clareza.
A abordagem fonoaudiológica deve ser direcionada para o real movimento destas estruturas e músculos da fala. A atuação busca ajudar a criança a aprender como realizar esses movimentos, para produzir palavras e frases para se comunicar.
Prática e repetição – com fala. A terapia é mais efetiva quando os alvos da fala (palavras, frases) são praticados com maior grau de frequência e intensidade.
Uso de Pistas Multissensoriais
A terapia apropriada para crianças com apraxia deve incluir informações sensoriais aumentadas para ajudar no controle das sequências do movimento da fala. Assim, dicas ou pistas visuais, verbais, táteis/proprioceptivas são usadas na terapia fonoaudiológica. As dicas da Terapeuta são diferentes tipos de “lembretes” sobre o que seu filho deve fazer ao tentar falar uma palavra ou frase.
A Fonoaudióloga também deverá dizer ou alertar a criança, se as tentativas de fala dela foram corretas ou incorretas. A Fonoaudióloga, também tomará o cuidado para determinar a quantidade de ajuda que ela dará à criança.
Ritmo
O uso de ritmo pode ajudar a estimular a fala e contribuir com a naturalidade dos padrões de entonação e acentuação (tanto no nível da sílaba como da palavra).
Foco nas sequências de fala
Embora algumas crianças com Apraxia de Fala possam precisar de ajudar para os fonemas (sons), é importante enfatizar que o principal “trabalho” e prática que as crianças precisam é conseguir passar de som para som, sílaba para sílaba e/ou palavra para palavra.
É importante que os Fonoaudiólogos que estão trabalhando com a criança tenham um foco imediato em como podem ajudá-lo a ter sucesso rápido na terapia. Uma criança com Apraxia pode ter desistido de tentar falar, antecipando a dificuldade e a falha que tiveram em tentativas anteriores ou em terapia prévia. Ao planejar cuidadosamente os objetivos da prática de fala e estruturar a terapia para o sucesso, as crianças com Apraxia podem confiar no Fonoaudiólogo, no processo de terapia, crescer confiantes e começar o importante e árduo trabalho que terão à frente.
Os pais e outros cuidadores são definitivamente uma parte importante da jornada para a fala de seus filhos! Especialmente para crianças com Apraxia, o envolvimento dos pais é crucial.
Em caso de dúvidas, procure um Fonoaudiólogo.
Referência: www.apraxia-kids.org
www.apraxiabrasil.org
www.vero.com.br